Menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. O climatério é fase de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher, ou seja, é a fase da vida da mulher que antecede e sucede a menopausa em alguns meses ou anos.
Causas
A menopausa natural ocorre geralmente entre 45 e 55 anos e decorre da perda de função dos ovários, incluindo falência da produção dos hormônios estrógenos e da atividade reprodutiva. Quando ocorre antes dos 40 anos, é denominada menopausa precoce, o que pode aumentar o risco de doenças como osteoporose e as cardiovasculares (infarto e derrame).
Sintomas
A diminuição da produção do estrógeno e progesterona pelos ovários pode causar sintomas que diminuem de forma relevante a qualidade de vida da mulher, como irregularidade menstrual (inicialmente ciclos mais curtos), ondas de calor (fogachos), suores noturnos, secura vaginal, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade, insônia, diminuição da massa óssea, ganho de peso e alterações do metabolismo.
Tratamento
Os sintomas do climatério têm tratamento e devem ser manejados adequadamente. O tratamento deve incluir orientações de mudanças de estilo de vida com dieta saudável, exercício físico regular, manutenção do peso adequado e cessação de tabagismo.
A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas do climatério. Os progestógenos precisam ser associados quando a paciente tem útero. A dose da terapia hormonal e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente. Para as mulheres com contraindicação para terapia hormonal, existem opções não hormonais para controle dos sintomas de ondas de calor e secura vaginal.