Menu Close

Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021 – Como ser um bom vendedor!

Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021

Como ser um bom vendedor Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021? Essa é a pergunta de ouro para qualquer empresa, já que o número de concorrentes no mercado multiplicou por 4 no último ano.

Um dos desafios da gestão comercial é encontrar uma estratégia diferenciadora que agregue valor ao ciclo de vendas e aumente a vantagem competitiva. De acordo com um estudo da KPMG, essa tática depende muito do capital humano.

Ou seja, não basta ter uma oferta atrativa ou um produto de qualidade. É preciso reunir as técnicas, habilidades, competências e características de um bom vendedor para fechar mais negócios.

Neste artigo você encontrará:

  • Quais são as qualidades de um bom vendedor?
  • Quais são as técnicas para ser um bom vendedor?
  • Como ser um bom vendedor?
  • Quais são as qualidades de um bom vendedor?

Um vendedor de sucesso deve ser capaz de reconhecer as necessidades do consumidor, avaliar se o produto as satisfaz e oferecer alternativas mutuamente benéficas. Para conseguir isso, você precisa ter um profundo conhecimento dos itens que vende, seus usos práticos e possibilidades de personalização.

Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021

No entanto, aprender a ser um bom vendedor Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021 não para por aí. Também envolve habilidades interpessoais, como persuasão, negociação, escuta ativa, automotivação e paciência. A seguir, explicamos cada uma dessas qualidades de um bom vendedor.

  1. Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021 – Persuasão

A persuasão é uma técnica de comunicação eficaz cujo objetivo é convencer alguém de uma ideia. No contexto de uma estratégia de vendas, isso significa usar argumentos plausíveis para apresentar seu produto ou serviço como a melhor opção do mercado.

Tenha em mente que persuadir é diferente de manipular. Embora ambas as técnicas tenham como objetivo influenciar o comportamento do consumidor, a manipulação trata apenas de beneficiar o vendedor ou a empresa, enquanto a persuasão busca soluções mutuamente benéficas.

  1. Negociação

Aprender a ser um bom vendedor é, em grande parte, aprimorar suas habilidades de negociação. Saber antecipar necessidades, superar objeções e encontrar soluções eficazes para os problemas dos clientes é fundamental para o sucesso dos negócios.

Além disso, a negociação faz parte das qualidades de um bom vendedor, pois serve como instrumento para chegar a um consenso, seja em preço, condições de pagamento, opções de envio, entre outros aspectos.

  1. Escuta ativa

A escuta ativa em vendas é uma técnica de comunicação focada inteiramente nas necessidades, preocupações e expectativas do cliente. É um esforço consciente para ouvir em vez de falar, prestando atenção ao que está sendo dito sem julgar ou interromper.

Aprender a ser um bom vendedor envolve refletir sobre as informações recebidas, pedir esclarecimentos e sintetizar os principais elementos da conversa por meio da paráfrase.

  1. Automotivação

Os vendedores geralmente estão sob pressão para fechar negócios, aumentar sua cota de vendas e melhorar suas métricas de desempenho. 

Portanto, aprender a ser um bom vendedor depende da capacidade do profissional de se automotivar e se manter dedicado às suas atividades, mesmo que o cenário seja mais desafiador do que o habitual.

Para aprimorar as qualidades de um bom vendedor, leia: 62 frases de vendas para se manter motivado.

  1. Paciência

De acordo com um estudo recente, os vendedores que fazem 12 tentativas de contato têm um desempenho quase 20% melhor do que seus colegas que param em oito tentativas. Esses dados revelam algo interessante: os representantes de vendas não costumam fechar um negócio no primeiro contato.

Descobrir como ser um bom vendedor é descobrir como ser paciente na condução de conversas e na movimentação de potenciais clientes pelo funil de vendas até a conversão.

Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021 – Quais são as técnicas para ser um bom vendedor?

Jovem Aprendiz Casas Bahia 2021

Depois de conhecer as qualidades de um bom vendedor, você poderá desenvolver as técnicas que farão você vender mais e melhor.

Confira as principais técnicas para ser um bom vendedor!

  1. Venda de giro

Spin selling é uma metodologia de vendas baseada na escuta ativa. Criado na década de 1980, visa apresentar uma situação com um problema, as implicações de não resolvê-lo e as necessidades por trás da solução ideal.

Na verdade, a sigla SPIN Selling em espanhol significa:

S: Situação;

P: Problema;

I: Implicações;

N: Necessidades.

Em outras palavras, o modelo de vendas SPIN foca em oferecer uma solução ao cliente, não um produto ou serviço.

  1. Venda consultiva

A venda consultiva é uma metodologia de vendas na qual o vendedor atua como consultor individual ou consultor do cliente. Isso permite estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor e criar uma experiência personalizada.

As técnicas para ser um bom vendedor que aplicam elementos consultivos dão certo: 7 em cada 10 empresas que adotaram essa estratégia superaram suas metas comerciais, segundo um estudo recente.

Aprender a ser um bom vendedor consultivo requer colocar o cliente no centro de tudo. 

  1. Venda sugestiva

A venda sugestiva é aquela em que o vendedor oferece um produto ou serviço complementar ao que o cliente está comprando. Seja por conveniência ou apelo financeiro, a sugestão estimula o consumidor a adquirir itens que complementem o que buscavam inicialmente.

  1. Narrativa

O storytelling, quando aplicado ao mundo comercial, é a capacidade de contar uma história para influenciar uma decisão de compra. É uma das técnicas para ser um bom vendedor porque faz com que a pessoa se envolva emocionalmente com o que está sendo dito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.