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Curso de copeira – Dicas para atender bem os clientes!

Curso de copeira

Um dos pontos mais importantes para o bom funcionamento do nosso negócio com curso copeira  é o trato com o comprador, pois sempre temos que buscar como atender melhor os clientes. 

Saber lidar com nossos consumidores é vital para garantir o sucesso do nosso projeto. Por isso, damos 10 dicas que podem te ajudar se você estiver um pouco perdido, mas lembre-se que é sempre necessário treinar e conversar com colegas que tenham mais experiência.

Curso de copeira – Como atender melhor os clientes

Curso de copeira

Curso de copeira – conheça seus clientes 

Cada pessoa é diferente e, portanto, você deve atendê-las de forma personalizada se quiser ter sucesso. Como? Claro que o processo de entender a verdade, não é algo simples.

O ideal é conhecer seus clientes pessoalmente, assim você saberá se eles gostam de brincar, se são reservados, se gostam de receber conselhos, se se irritam facilmente, etc. Ter um relacionamento mais ou menos íntimo com eles permitirá que você adapte sua linguagem e seus modos ao caráter deles.

Mas nem sempre podemos conhecer nossos paroquianos. Se trabalhamos online ou somos uma empresa de médio ou grande porte que tem muitos clientes, as coisas ficam complicadas. Se você não tem um contato pessoal com seu consumidor final, tente descobrir coisas sobre ele ou pelo menos intuir.

Observe a idade, as roupas, a atitude, os produtos que os interessam, a linguagem verbal e não verbal, etc. Essas coisas podem lhe dar uma boa pista sobre com quem você está lidando.

Claro, conheça seus produtos 

Se você vende algo que não fabrica, é essencial que o conheça bem. Estude-o, aprenda como é fabricado, suas características, como funciona… Tudo, absolutamente tudo. Sempre que puder, você deve testar produtos e serviços antes de vendê-los. Parece muito ruim dizer a um cliente <<Não sei o que te dizer porque não gosto e não uso>>. Nunca faça isso! O cliente pensará imediatamente <<e por que diabos ele está vendendo?>>

Seja amigável e educado com seus clientes

Não há nada pior do que entrar em um negócio e ser atendido por alguém desmotivado. Se estiver com sono, tome um café. Se você teve um dia ruim, estacione os problemas. Se for hora de fechar, tenha um pouco de paciência.

Os clientes são exigentes (incluindo você quando vai às compras) e querem ser tratados como Deuses do Olimpo. Não é preciso ir tão longe, mas evite a todo custo que alguém diga: <<Fui naquela sapataria e a vendedora foi uma fronteira de cuidado>>. A crítica viaja muito mais rápido do que o elogio, por isso você deve estar atualizado em saber como atender melhor os clientes.

Curso de copeira

Prometa sensações agradáveis

É muito verificado. As pessoas respondem mais positivamente aos bons sentimentos e desejos do que à necessidade. Concentre-se em como seu produto melhorará a vida deles ou como isso os fará se sentir bem. Alude muito mais às emoções do que à necessidade.

Por exemplo, se você vende joias, pode encorajar o comprador dizendo que de vez em quando você tem que se mimar e se dar um presente. Você verá como o rosto e a atitude dele mudam, ele não se sentirá mais tão mal por gastar dinheiro naquele relógio ou naquela pulseira.

A empatia é a base do atendimento ao cliente e da vida em geral

Vivemos em uma sociedade altamente individualista. Vamos ao nosso baile, tudo acontece muito rápido e não temos tempo para prestar atenção nos outros. Mas se você tem um negócio, deveria. SEMPRE se coloque no lugar do cliente, mesmo que isso lhe custe. Você tem que ouvir e estar atento.

Se você tiver que repetir uma explicação, faça-o. É possível que o cliente não entenda do assunto e sinta desconfiança, não leve a mal. Mantenha sempre a calma e uma atitude positiva, pois saber atender melhor os clientes é a base para o bom funcionamento de qualquer negócio.

Curso de copeira – Você conhece a comunicação SCOT? 

SCOT significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Nunca diga a um cliente em potencial <<Acho…>>. Você deve parecer confiante e claro.

Também não há necessidade de mentir. Se a qualquer momento você tiver dúvidas, pode explicar que o consultará para que não haja erros e ligará para ele o mais rápido possível. Melhor isso do que perder seu tempo com uma explicação falsa que você também pode descobrir a qualquer momento.

Lidar com reivindicações

Se um cliente não estiver satisfeito com o seu trabalho, atenda-o e dê-lhe uma solução. Existem várias situações que podem ocorrer. Se o cliente estiver certo, você falhou. Nesse caso, peça desculpas e ofereça compensação sempre que possível. Um desconto no serviço, por exemplo, ou um detalhe da empresa.

Use um tom amigável. Frases como: <<Sinto muito se lhe causamos um problema. Como posso ajudá-lo?>> ou <<Lamento ouvir isso. Explique-me o que aconteceu para que possamos encontrar uma solução>> eles ajudam muito porque acalmam a raiva e diminuem a tensão.

Se o cliente não estiver certo, não fique sobrecarregado. Às vezes, como clientes, somos um pouco arrogantes ou temos ataques de fechamento. Já aconteceu com todos nós. Nesses casos, não entre em discussões inúteis.

Por exemplo, um caso frequente é o cliente acreditar que seu produto ou serviço é muito caro. Neste caso, recomendamos que você explique o processo de fabricação, os materiais utilizados, a mão de obra, etc. Quase nunca falha.

Claro, evite expressões como <<se for tão simples, faça você mesmo>>, mesmo se você pensar sobre isso. Você pode entrar em contato conosco para obter um atendimento totalmente personalizado.

Peça a opinião deles

Quando você tiver prestado um serviço, peça a opinião dos usuários. Eles vão gostar que você os leve em consideração e isso o ajudará a melhorar. Pode ser uma pequena pesquisa ou apenas um comentário.

<< Está tudo bem?>> << Foi do seu agrado?>> << Seu amigo gostou do presente?>> Isso sempre faz sucesso e também vai te ajudar a estreitar os laços com seus consumidores.

Seja detalhista e você construirá lealdade

Não se trata apenas de atrair clientes, é preciso retê-los. E apesar de sermos muito modernos, ainda gostamos que nos enviem postais, nos parabenizem pelo nosso aniversário e até que nos dêem uma caneta com o logotipo da empresa.

Se você conhece seus clientes, saberá o que é melhor. Você pode enviar-lhes um e-mail no aniversário deles, dar-lhes um desconto quando atingirem um número de bebidas, enviar-lhes um cartão postal de Natal, dar-lhes um pequeno presente. Garantimos que eles vão adorar e você terá uma boa publicidade.

Forme-se no curso de copeira. Você e seus funcionários

O atendimento ao cliente é como qualquer outro aspecto do seu negócio. Obviamente é adquirido com a prática, mas não é supérfluo fazer um curso de formação. Existem centenas de cursos de atendimento ao cliente continuamente. Encontre o que mais combina com você. Eles sempre vêm a calhar.

 E essas têm sido nossas dicas para melhor atender os clientes. Com eles poderá melhorar a sua reputação e imagem de marca, o que se traduzirá em maiores benefícios a médio e longo prazo. 

 

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