Menu Close

Comprar online: 5 dicas essenciais para compras na internet

comprar

Nos últimos anos, tem havido uma grande mudança no sentido de mais e mais pessoas que optam por comprar online. E até mesmo pessoas que antes resistiam à tentação de comprar produtos e serviços online agora tendem a experimentar o comércio eletrônico pela primeira vez e ver sobre o que é toda a confusão.

Embora essa tendência tenha sido definida para continuar e até mesmo acelerar nos próximos meses e anos, os desenvolvimentos recentes em relação ao COVID-19 significaram que atualmente há um grande aumento de consumidores que estão experimentando compras online pela primeira vez – agora, é claro, muitas vezes por necessidade, em vez de escolha!

Com isso em mente, nos sentimos compelidos a produzir este blog para tentar ajudar as pessoas que ainda podem estar um pouco confusas e intimidadas com a experiência de compra online, e tentar fornecer alguns conselhos e orientações úteis e valiosos sobre compras online que você pode usar para se manter seguro e protegido em todos os momentos.

Esperamos que você possa usar este blog para lhe dar mais confiança e garantia sobre os primeiros passos na compra de produtos e mercadorias online, e é algo que você pode sempre consultar enquanto navega na internet e encontra produtos que lhe agradam e você se sente compelido a adicionar à sua sacola de compras virtual!

Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto e começar – leia os capítulos a seguir para aprender os fundamentos essenciais para permitir que você faça compras online com segurança e garantir que a experiência seja tranquila e agradável, sem grandes problemas. Boas compras online!

Dica nº 1 – Crie senhas complexas

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se manter seguro e protegido online é garantir que você apenas crie e use senhas altamente seguras. Isso garante que seja extremamente difícil (se não impossível) para outra pessoa adivinhar sua senha ou descobri-la por meio de algum tipo de invasão de seus dados e informações pessoais.

Você pode ficar tentado a usar senhas que sejam fáceis de lembrar ou que tenham algum link óbvio e acione algo relevante para você, como um nome ou local, mas recomendamos o uso de um gerador de senha exclusivo para criar senhas complexas e aleatórias que contenham uma variedade de vários tipos de personagens.

comprar

Esses serão os mais difíceis para qualquer pessoa adivinhar ou descobrir – proporcionando a você a máxima segurança ao fazer compras online.

Uma dessas ferramentas pode ser encontrada no Secure Password Generator, que é uma ferramenta fácil de usar e totalmente gratuita que pode gerar uma senha muito complexa para você.

No entanto, certifique-se de ter cuidado ao armazenar essas senhas depois de criadas – não é uma boa ideia armazená-las todas juntas em algum tipo de documento digital online.

Talvez tente anotá-los em algum lugar seguro para que, se alguém conseguir acessar sua conta on-line, não haja como essa pessoa obter acesso a essas informações de senha privada.

Dica nº 2 – ANTES DE COMPRAR: cuidado com sites não HTTPS

Nos dias de hoje, você deve garantir que todos os sites nos quais está pensando em comprar online tenham a segurança necessária para proteger seus dados e informações pessoais e garantir que a transação seja segura.

comprar

Qualquer site que venda produtos e exija a inserção de informações pessoais, como dados de cartão de pagamento, deve ter o status HTTPS, o que significa que a segurança do site foi atualizada para lidar com esse tipo de informação sensível.

Procure o pequeno logotipo de cadeado no URL do site em que você está visualizando os produtos (conforme ilustrado na imagem acima e tome cuidado para não tentar comprar nada de qualquer site onde você não veja este símbolo. capaz de visualizar o URL completo do site, ele deve começar com https: // em vez de http: // – isso novamente indica o nível mais alto de segurança no site que toda loja de comércio eletrônico confiável e confiável deve sempre ter.

Dica nº 3 – cuidado com links clicáveis ​​não solicitados

Um aspecto importante a ter em conta se estiver a aceder à Internet e pretender comprar produtos online são quaisquer links clicáveis ​​não solicitados que possam surgir ou aparecer na página à sua frente.

Obviamente, isso deve ser abordado com cautela a qualquer momento, mas uma vez que você começa a comprar online e insere detalhes de pagamento e outras informações pessoais em sites.

comprar

Vale a pena estar ainda mais ciente disso e garantir que você não insira nenhuma informação pessoal detalhes em qualquer tipo de formato que não seja parte integrante dos sites que você está acessando.

Hackers e spammers podem usar vários métodos para tentar obter detalhes pessoais de membros desavisados ​​do público usando esses tipos de técnicas, mas a regra de ouro é que se aparecer algum tipo de formulário que não pareça fazer parte do site que você está e pede informações pessoais (especialmente informações de pagamento e datas de nascimento, etc.), então não insira nada a menos que tenha certeza de que pode confiar.

A principal coisa a ter em conta é que sites conceituados só pedem detalhes e informações relevantes e proporcionais ao que afirmam estar a pedir-lhe que faça. Por exemplo, se você entrar em um site e eles pedirem um endereço de e-mail para que possam enviar ofertas, descontos e atualizações de notícias, geralmente não há problema.

Mas se você acessar o que é essencialmente um site de comércio eletrônico que vende moda comum ou produtos domésticos e, de repente, for avisado de ameaças de vírus iminentes ao seu computador – provavelmente é um link duvidoso e você deve fechar o formulário ou link ofensivo imediatamente sem inserir nenhum detalhe.

Dica nº 4 – Tome cuidado extra com seu celular na hora de comprar

Se você é como a maioria das pessoas hoje em dia, uma boa parte do seu tempo online será por meio de um dispositivo móvel, então é bom estar ciente do fato de que os dispositivos móveis exigem a mesma quantidade de cuidado e consideração que os dispositivos de desktop tradicionais durante a navegação produtos e compras online.

comprar

Na verdade, os dispositivos móveis podem apresentar seus próprios problemas quando se trata de segurança online, como aplicativos móveis arriscados e mensagens não confiáveis ​​enviadas por mensagem de texto e por meio de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger.

Novamente, proceda com o mesmo nível de cuidado e consideração ao usar um dispositivo móvel como faria com qualquer outro tipo de dispositivo.

Dica 5 – Mantenha seu software atualizado na hora de comprar

Não importa qual dispositivo você está usando para navegar na Internet e pesquisar produtos online, ele inevitavelmente terá uma variedade de softwares instalados, alguns dos quais serão responsáveis ​​por ajudá-lo a se manter o mais seguro e protegido possível online.

comprar

Outra coisa que você deve fazer para permanecer o mais seguro possível é garantir que todo o seu software seja atualizado assim que uma nova versão for disponibilizada. Em muitos casos, você receberá uma notificação em seu dispositivo quando uma atualização específica estiver disponível.

Certifique-se de realizar esta atualização imediatamente, pois ela pode conter proteção contra algumas novas ameaças que foram identificadas e para as quais a versão atual do software não está adequadamente equipada para lidar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *